A Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão é uma instituição particular, sem fins lucrativos e tem por objetivo a promoção social, cultural, educacional, sanitária e económica dos diferentes grupos etários da população do distrito de Faro, desenvolvendo a sua atividade prioritariamente no âmbito da segurança social e da saúde.

Os objetivos desta instituição são a concessão de bens, prestação de serviços e de outras iniciativas de promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, nomeadamente nos seguintes domínios:

  • Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo;
  • Apoio à família;
  • Apoio às pessoas idosas;
  • Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
  • Apoio à integração social e comunitária;
  • Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e
    morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de
    subsistência ou de capacidade para o trabalho;
  • Prevenção, promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação
    de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação e assistência
    medicamentosa;
  • Educação e formação profissional dos cidadãos;
  • Resolução dos problemas habitacionais das populações;
  • Outras respostas sociais não incluídas nas alíneas anteriores, desde que
    contribuam para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos.

Organograma

Organograma2

 

Modelo Organizacional

Visão

  • Vida Activa com Qualidade para as pessoas idosas e outros grupos desfavorecidos, numa Sociedade Inclusiva.

Missão

  • Promover a Autonomia e condições de Bem-Estar, de forma Sustentada, combater a exclusão, satisfação de necessidades básicas e específicas, apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana e actividades sócio recreativas, proteger os clientes, o património da Instituição e garantir a Excelência na prestação de serviços.

Valores

  • Respeito pela dignidade e direitos dos cidadãos;
  • Qualidade;
  • Ética, integridade e transparência;
  • Solidariedade;
  • Responsabilidade;
  • Dedicação;
  • Motivação;
  • Trabalho de equipa;
  • Inovação;
  • Competência.

Objectivos:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
  • Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
  • Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, demodo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
  • Apoiar os utentes e famílias na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária;
  • Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, afim de evitar o isolamento;
  • Colaborar e ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.

Politica de Qualidade:

  • Satisfação dos Clientes;
  • Competência, motivação e empenho dos colaboradores;
  • Ética;
  • Ter em consideração o superior interesse das pessoas em situação de dependência;
  • Compreender a individualidade e personalidade de cada cliente;
  • Parcerias.