A Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão é uma instituição particular, sem fins lucrativos e tem por objetivo a promoção social, cultural, educacional, sanitária e económica dos diferentes grupos etários da população do distrito de Faro, desenvolvendo a sua atividade prioritariamente no âmbito da segurança social e da saúde.
Os objetivos desta instituição são a concessão de bens, prestação de serviços e de outras iniciativas de promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, nomeadamente nos seguintes domínios:
- Apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo;
- Apoio à família;
- Apoio às pessoas idosas;
- Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
- Apoio à integração social e comunitária;
- Proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e
morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de
subsistência ou de capacidade para o trabalho; - Prevenção, promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação
de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação e assistência
medicamentosa; - Educação e formação profissional dos cidadãos;
- Resolução dos problemas habitacionais das populações;
- Outras respostas sociais não incluídas nas alíneas anteriores, desde que
contribuam para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos.
Organograma
Modelo Organizacional
Visão
- Vida Activa com Qualidade para as pessoas idosas e outros grupos desfavorecidos, numa Sociedade Inclusiva.
Missão
- Promover a Autonomia e condições de Bem-Estar, de forma Sustentada, combater a exclusão, satisfação de necessidades básicas e específicas, apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana e actividades sócio recreativas, proteger os clientes, o património da Instituição e garantir a Excelência na prestação de serviços.
Valores
- Respeito pela dignidade e direitos dos cidadãos;
- Qualidade;
- Ética, integridade e transparência;
- Solidariedade;
- Responsabilidade;
- Dedicação;
- Motivação;
- Trabalho de equipa;
- Inovação;
- Competência.
Objectivos:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
- Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
- Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, demodo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
- Apoiar os utentes e famílias na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária;
- Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, afim de evitar o isolamento;
- Colaborar e ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.
Politica de Qualidade:
- Satisfação dos Clientes;
- Competência, motivação e empenho dos colaboradores;
- Ética;
- Ter em consideração o superior interesse das pessoas em situação de dependência;
- Compreender a individualidade e personalidade de cada cliente;
- Parcerias.